A junta de freguesia de Prozelo, em Arcos de Valdevez, celebrou Abril com uma missa em memória dos ex combatentes, condecorações, um memorial e a exposição “Memórias em Combate”.

As cerimónias decorreram no passado domingo, dia 28 de abril, com a presença de várias entidades, e envolveu ainda uma colocação de flores no jazigo de Severino de Brito Guerra, “morto em combate”.

Segundo o executivo da Junta de Freguesia, a iniciativa teve como objetivo “homenagear aqueles que lutaram por nós, que deram a própria vida, que deixaram para trás pais, irmãos, avós, amigos, namoradas, em sofrimento e em ansiedade, pelas notícias e pelo seu regresso”.

Para a JF, “é, não só, uma obrigação, mas uma responsabilidade de uma sociedade, que não pode, e não deve deixar cair no esquecimento o sofrimento e a dedicação dos seus antepassados”.

A Eucaristia teve início pelas 10h e foi celebrada pelo Padre António Barbosa de Sousa.

Logo a seguir, as celebrações continuaram com um momento solene e emotivo: a colocação da Coroa de Flores, depositada por Sónia Esteves e Martinho Guerra, secretária e tesoureiro da JF.

As Honras de Homenagem foram feitas pelo autarca João Manuel Esteves, acompanhado pelo presidente da junta de Prozelo, César Pinto, pelo representante da Liga dos Combatentes, Manuel Oliveira Pereira, e do pároco António Sousa.

O ato foi acompanhado ao som do violino, por uma aluna do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez.

Após a sessão solene no cemitério, foi descerrado o Memorial dos Ex Combatentes da freguesia, com discursos oficiais. O monumento foi benzido pelo padre da freguesia e teve Honras Militares de uma secção do Regimento de Cavalaria de Braga.

Depois, foi tempo para a entrega de medalhas a ex combatentes, a leitura do poema “Triunfo de 1949”, do prozelense José Terra pela voz de Alice e Leandro, e a inauguração da “Exposição Memórias em Combate”, guiada pelo Tenente Coronel António Esteves, presidente do Núcleo de Ex.Combatentes de Valença e Monção.

A manhã cheia de história, memórias e emoção terminou com um Verde de Honra.

Fotos Junta de Freguesia de Prozelo

Categorias: Noticias