O município de Arcos de Valdevez pretende construir um Parque Canino no centro do concelho “para que os tutores possam usufruir de um espaço adequado para lazer e exercício dos seus animais de companhia”.

Em comunicado, o executivo reforça que “o bem-estar animal tem sido uma preocupação do Município de Arcos de Valdevez”, através da promoção de

 ações de sensibilização da população para as questões sobre o não abandono e o bem-estar animal”.

“Neste sentido, o Município celebrou um protocolo com a Associação ARPAVEZ para implementação do Programa CED- Captura, Esterilização eDevolução de gatos”, revela o executivo em comunicado.

“Para além da verba atribuída, o Município também ofereceu diverso equipamento tal como leitor de microchips, jaulas de captura, jaulas de transporte e luvas de proteção”, garante.

“No ano de 2022 foram realizadas esterilizações a gatos no âmbito do programa CED e, nas colónias intervencionadas foram colocados abrigos”, adianta.

“Está também em desenvolvimento um projeto para gatil em espaço verde com as infraestruturas necessárias em que os animais poderão beneficiar de um amplo espaço em perfeita harmonia com a natureza”, explica.

“O Município também lançou há vários anos uma Campanha de incentivo à adoção responsável em que a esterilização é gratuita para todos os adotantes que retirem animais de rua”, refere.

“A esterilização é também gratuita para todos os munícipes carenciados”, pode ainda ler-se.

“No âmbito desta campanha foi possível retirar da rua 138 animais no ano de 2018, 302 em 2022 e até à data 250 em 2023. Foram também tratados 62 animais errantes no ano de 2022 que se encontravam doentes ou acidentados e posteriormente encaminhados para adoção”.

“Porque é essencial sensibilizar a população mais jovem para a adoção responsável e não abandono, serão efetuadas visitas ao Canil Intermunicipal da CIM dos alunos do 6º e 7º anos” considera.

“Também durante o mês de março foram colocadas várias caixas-ninho na sede do Concelho. A iniciativa pretende aumentar a biodiversidade de aves em espaços urbanos como jardins e parques e contribuir no controlo de espécies praga como as lagartas do pinheiro”, informa.

Categorias: Noticias