A Porta do Mezio está a promover um Trekking com Estrelas, um Trilho de Arqueologia, um Workshop de Plantas Silvestres e uma Visita Guiada ao Parque Biológico para acompanhar o fim-de-semana gastronómico do Arcos à Mesa.

As atividades acontecem a 17, 18 e 19 de março, e é necessária inscrição prévia já que o número de vagas é limitado.

Assim, no primeiro dia, a 17 de março está previsto um Trekking com Estrelas no PNPG, a partir das 21h. O objetivo é uma viagem “de conhecimento e descoberta com várias paragens ao longo do percurso para desvendar os mistérios das noites estreladas, conhecer pelo nome as principais estrelas e as constelações noturnas, compreender as fases do ciclo de vida das mesmas e estabelecer contacto com a magia das noites consteladas do norte de Portugal”, como explica a Porta do Mezio em comunicado.

O Trilho da Arqueologia acontece no dia seguinte, sábado, pelas 9h30.

A distância de 7,5 Km, tem uma duração de 3h30 e o ponto de encontro é na Porta do Mezio.

Os participantes vão poder conhecer “várias Antas (túmulos) e gravuras (um dos complexos de arte rupestre pré-histórico mais importantes do Noroeste da Península Ibérica) desvendando mistérios de um mundo perdido”.

No sábado, mas da parte de tarde há um Workshop sobre Plantas Silvestres – Uma Riqueza Incalculável, a partir das 14h30. A sessão será dividida em três momentos diferentes: um passeio interpretado pela mata do mezio, com acompanhamento e interpretação botânica, micológica e faunística; uma aula teórica, no auditório da Porta do Mezio, com mostruário de espécies silvestres e apresentação de fotografias das espécies típicas do local, onde os participantes terão acesso às informações mais importantes das espécies assim como quais os seus usos; e uma degustação elaborada com espécies silvestres que inclui chã de ervas e diferentes pratos confecionados com as plantas.

No domingo, o dia fica reservado para uma Visita Guiada ao Parque Biológico, pelas 10h.

A atividade inclui “a visita e interpretação dos vários espaços que compõe a Porta do Mezio, nomeadamente: Parque da Biodiversidade, Centro Interpretativo da Área Arqueológica Mezio/Gião, Aldeia dos Pequeninos, Oficina Lúdico-Pedagógica do Garrano, Museu Rural e Etnográfico, Miradouro, Centro Interpretativo do Território e Parque Zoológico”.

Todas as atividades são gratuitas.

Categorias: Noticias