O Serviço de Radiologia do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez vai reabrir ao público brevemente.

A garantia foi deixada à Barca Fm pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e em resposta ao pedido de esclarecimento feito.

O Serviço de Radiologia está encerrado temporariamente há mais de 10 meses num Centro de Saúde que serve toda a população do concelho, à exceção da freguesia de Soajo que viu, recentemente, inaugurada uma extensão do centro mas que não contempla este meio de diagnóstico.

O funcionamento do Raio X permitia a realização de um diagnóstico médico na hora e evitar uma ida às urgências do hospital de Conde Bertiandos, em Ponte de Lima, ou mesmo a Viana do Castelo ao hospital de Sta Luzia, quando a situação não se justificava.

Em comunicado, a ULSAM “confirma a situação que espera brevemente remediar” e acrescenta que “numa ótica de integração vertical de cuidados característica das Unidades Locais de Saúde” (…) “garante um diagnóstico cuidado e efetivo aos utentes, quer através das demais Unidades de Saúde integrantes na ULSAM, E.P.E. e, neste caso em particular, através do Serviço de Imagiologia do Hospital de Conde Bertiandos, quer através da rede de Unidades Convencionadas que trabalham em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde”.

Categorias: Noticias