“O Mundo das Borboletas Noturnas” permitiu recolher, identificar e fotografar espécies de borboletas noturnas junto ao rio Vez, na freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez.

A iniciativa foi promovida pela autarquia arcuense e a junta de freguesia, com o apoio do Centro de Biologia Molecular e Ambiente da Universidade do Minho e do projeto “Rede de Estações de Borboletas Noturnas”.

A atividade decorreu na noite da passada sexta feira, entre as 21h e as 23h, e teve “como objetivo mostrar aos participantes as técnicas de captura e, principalmente, explicar a importância da existência de centros de monitorização destas espécies como indicadores de biodiversidade”.

Em comunicado, o executivo arcuense explica que “ as variedades de borboletas noturnas dão indicações preciosas sobre a biodiversidade daí a importância da existência de redes de observação”, sendo que “estas espécies são muito sensíveis aos efeitos das alterações climáticas sendo por isso bons indicadores dos efeitos das suas alterações”.

Categorias: Noticias