Na passada segunda-feira, dia 30 de abril, o Secretário Geral da C.V.P. Alexandre Abrantes, acompanhado pelo responsável Distrital da mesma organização não governamental, Pimenta de Castro, visitaram várias respostas sociais da delegação local.

A jornada teve início na casa de emergência de apoio à vítima de violência doméstica, onde Alexandre Abrantes, aproveitou o momento para conhecer e compreender, melhor, o funcionamento da estrutura, para além de trocar algumas ideias e informações com colaboradoras e vítimas. Aqui, encontrou uma estrutura de acolhimento temporário para vítimas de violência doméstica, mulheres e os seus filhos menores, que numa situação de emergência, necessitem de um local que garanta condições de segurança, assegure cuidados básicos necessários e disponibilize o apoio de equipas técnicas multidisciplinares, com o intuito
de minimizar os impactos da situação e desenvolver mecanismos que visem prevenir a revitimização.

Seguiu-se a visita ao Serviço de Apoio ao Domicílio, em Loureda, onde se situa a estrutura que apoia cerca de 50 pessoas de várias freguesias do nordeste do concelho. O Secretário Geral, assistiu ao empratamento do jantar, estabelecendo um diálogo de proximidade com as colaboradoras que ali trabalham, demonstrando, ainda, o seu agrado com a dinâmica e
“modus operandis” do serviço.

Para terminar, visitou a sede da delegação, em S.Bento, onde assistiu a uma apresentação informal de cada resposta social da delegação, por parte das respetivas colaboradoras. No seu discurso Alexandre Abrantes, frisou que Arcos de Valdevez pode sentir orgulho da sua delegação pelo fator de grande humanismo e de dedicação que disponibiliza. Considerando tratar-se de uma delegação dinâmica e interventiva, que se encontra muito bem “encaminhada” na resposta às necessidades da população de Arcos de Valdevez, mas que também se mantem atenta e informada para as respostas sociais do futuro. Deixando como mensagem final uma demonstração da sua confiança no crescimento da estrutura da Delegação Arcos de Valdevez, aproveitando a experiência adquirida no passado para triunfar no futuro.

O edil local, João Manuel Esteves, elogiou as várias parcerias e protocolos que tem vindo a manter com a delegação local, considerando tratar-se de uma mais-valia para o município, por proporcionar uma ajuda preciosa nas respostas sociais que Arcos de Valdevez pode satisfazer aos seus munícipes, quer no presente quer no futuro.

Para Pedro Silva, Presidente da Delegação de Arcos de Valdevez, “avaliamos a visita de uma forma muito positiva e produtiva, tivemos oportunidade de analisar a apresentar as diversas áreas de intervenção social, para além de apresentarmos e debatermos as futuras áreas de intervenção. O feed back do Secretário Geral, indica que estamos a caminhar no rumo certo e que a nossa mentalidade vai ao encontro das expetativas da sede nacional, o que nos enche de orgulho, satisfação e motivação”.

Categorias: Noticias