O Lar Condes da Folgosa, da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, organizou uma sessão que reuniu com várias instituições do concelho com vista a auscultar os vários intervenientes para a introdução do projeto Agilidades no âmbito da educação.

O “AGILidades” é uma spin off do Politécnico de Leiria, criada em 2018, que visa o desenvolvimento de Jogos Terapêuticos adaptados à comunidade geriátrica, para a reabilitação de pessoas com disfunção psicomotora ou cognitivo-motora, úteis no processo de reabilitação.

Na sua intervenção inicial, o provedor da instituição Rui Folha Gomes salientou que este “é um projeto importante” e que “privilegia os jogos”. Atualmente implementado na instituição barquense, trabalha “essencialmente com idosos” mas agora “há um projeto pedagógico na área da infância, onde a Santa Casa será pioneira”.

Marlene Rosa e Susana Lopes estiveram a representar o projeto e explicaram que “isto é inovador, reunir os parceiros antes de implementar” a ideia, ao que apelidou de “diagnósticos participativos”. O objetivo central do encontro passava por “caracterizar as necessidades da infância na perspetiva da sociedade”. Quanto ao programa a ideia passa pela “introdução do contexto do jogo e as perspectivas do jogo na aprendizagem”, sempre “pensando o jogo num contexto sério”. O projeto versa apenas “sobre jogos analógicos e não digitais”, explicaram ainda.

Os temas abordados na sessão passaram pelas necessidades das crianças atualmente, quais as possíveis soluções para essas necessidades, a importância dos jogos e o papel de cada uma das entidades presentes nesta temática.

A sessão contou com representantes da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Jardim de Infância e Creche José Carneiro Bouças, UCC de Ponte da Barca, GNR – Escola Segura, CLDS, Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca e APPACDM.

Categorias: Noticias