O Mercado Pombalino recebeu na tarde desta quarta-feira (20 de julho) a apresentação do cartaz e programa da Romaria de São Bartolomeu, que após dois anos de pandemia, volta ao seu formato habitual. A grande novidade é a existência de mais um dia de festa, com o programa a arrancar no dia 18 de agosto, ao invés do habitual dia 19.

Na apresentação, o autarca Augusto Marinho, afirmou que este “é sempre um momento importante” e este ano tentou-se ter “inovação dentro da tradição”. O edil barquense salientou ainda que este ano é o “regresso desta Romaria depois de dois anos condicionada” e é também “a primeira vez que se realiza” nos seus moldes habituais, com o epíteto de uma “das 7 maravilhas de Portugal”.

Por seu lado, Pedro Bragança, presidente da Associação Concelhia das Festas de São Bartolomeu começou por enaltecer o “cartaz inclusivo, que conta com 2 membros da APPACDM”.

A romaria arranca no dia 18 de agosto, com uma das novidades, o Anda Comigo à Romaria, a partir das 19 horas, na Rua Condes da Folgosa, com o objetivo de fazer “uma romaria à Capela de São Bartolomeu”, em que a rua estará fechada, com mesas e o convite será lançado “a associações, IPSS’s e outras entidades para irem lá fazerem de romeiros”. Às 24h terá lugar a inauguração da iluminação.

Quanto às tasquinhas, Pedro Bragança, adiantou que mantém o local (Praça Fernão Magalhães) e a “lotação será aumentada e contará com mais de mil lugares sentados”. Outra das novidades, é no dia 19 de agosto, um concerto de coro polifónico (Praça da República), uma atividade cultural que está “a preparar a candidatura a património mundial da Unesco”.

Quanto ao habitual concerto do dia 21 de agosto, este ano conta com os Wet Bed Gang e terá um custo de 5 euros. Pedro Bragança, explicou que esta mudança “se deve à situação financeira” pois quando “pegaram na associação havia uma dívida elevada e tem sido diminuída”. Para “continuar esse caminho foi necessário mudar algumas coisas”. Além disso foi objetivo “recuperar o dia dedicado à juventude” e depois de “ouvir muitos jovens” a aposta recaiu nos Wet Bed Gang.

Nota ainda para o regresso da Corrida de Cavalos (dia 21) e a manutenção dos demais momentos habituais como Concurso de Melão (20 agosto), festa da Barca FM (20 de agosto), jogo de apresentação da equipa sénior da ADPB (21 de agosto), aniversário dos bombeiros (21 de agosto), Cantares ao Desafio (22 de agosto), Concurso Pecuário e Feira do Linho (23 de agosto), Cortejo Etnográfico (23 de agosto), rusgas populares (23 de agosto) e missa seguida de procissão (24 de agosto).

Categorias: Noticias