A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, encontra-se a levar a cabo obras de reabilitação urbana na sede do concelho. Actualmente está em curso a obra de “Reabilitação de espaços urbanos no Centro Histórico -1ªfase – Rua Dr. António José Pimenta Ribeiro”, adjudicada à empresa Plano Minho Lda. pelo valor de 209 164,98€. Esta obra refere-se à reabilitação da Praceta do Vez e espaço confinante ao Mercado Municipal, que irá permitir aumentar os lugares de estacionamento. Através dela estão a ser realizadas intervenções ao nível do revestimento dos pavimentos, das estruturas verdes, da iluminação pública e da drenagem de águas pluviais, com o objectivo premente de melhorar o funcionamento e condições de fruição do centro urbano e em particular ao centro histórico. Perspectiva-se assim, a qualificação do espaço público, designadamente dos espaços de circulação pedonal. De referir ainda que, estas obras inserem-se no âmbito das acções do PARU.


Com este Plano, com investimentos no valor total de 2 075 743€, a Câmara Municipal pretende desenvolver um conjunto de projectos, nomeadamente ao nível da Reabilitação de Espaço Público do Centro Histórico, da Oficina de Inovação Padre Himalaya e da Experimentação e Inovação Comercial.
Pretende-se incentivar e facilitar a reabilitação do edificado com valor patrimonial e histórico e dinamizar a reabilitação do tecido urbano degradado; promover a revitalização e a atractividade económica; fomentar o turismo, a cultura e o lazer; qualificar o espaço público; reforçar a centralidade urbana de Arcos Valdevez a nível municipal; bem como aumentar a sua atractividade regional e internacional.


A Câmara Municipal também adquiriu uma casa na Rua de S. Bento, junto ao antigo Posto da GNR, a qual estrangulava a circulação, estando neste momento a proceder ao alargamento da faixa de circulação, bem a dar continuidade ao passeio pedonal e estacionamento.
A melhoria da qualidade de vida da população e o objectivo de manter Arcos de Valdevez um Concelho bom para viver, investir e visitar, são as premissas da Câmara Municipal ao realizar estes investimentos.

Categorias: Noticias