O Rancho Folclórico de Bravães, apresentou ontem o seu novo CD, numa altura em que estão perto de festejar o seu 60º aniversário. A cerimónia decorreu na sede da Junta de Freguesia e contou com uma presença massiva dos habitantes da freguesia de Bravães.

O autarca da freguesia, Pedro Silva, afirmou que o “rancho é um das bandeiras da freguesia.” Este novo trabalho, para o presidente da Junta de Freguesia “é mais uma obra da freguesia e mais uma recolha das nossas culturas e tradições.”

 

Durante a cerimónia, o autarca, revelou que a Junta de Freguesia, vai adquirir uma réplica da Gaita de Foles de Bravães, pois para ele “é muito importante” e este acto vem “dar cobertura ao que é o desejo da população”: Contou ainda que tiveram “conhecimento por força de uma grande investigação, em que foi contactado um dos gaiteiros do Grupo de Gaiteiros de Bravães” e quando esta informação veio parar à Junta de Freguesia “fizemos questão de termos aqui uma réplica e passar este conhecimento aos mais novos.” O jovem autarca explicou ainda que “o património edificado é fácil de ver, mas este património está escondido e se nunca o transmitirmos acabará por se perder”.

Já o director do grupo folclórico, José António Silva, assumiu que a “preocupação é sempre manter o tradicional e a maior parte das musicas sãoantigas que as nossas gentes cantavam na freguesia. Demos outra roupagem, porque tinha de ser, porque as concertinas antigamente eram diferentes.” O director explicou ainda que o Rancho faz este ano “60 anos e também 10 desde o renascimento” e no dia “20 de Agosto, que é quando fazemos anos, vamos actuar nas Festas do Concelho”. José António Silva afirmou ainda que quando saem de Bravães estão a representar “Bravães e Ponte da Barca”, contando ainda que vão a festivais, habitualmente “somos os últimos a actuar para segurar as pessoas” que esperam ansiosamente pelo rancho “oriundo do Minho”.

Categorias: Noticias