O Partido Socialista de Ponte da Barca, defende “que é urgente atuar para minorar o drama das pessoas cuja vida familiar e empresarial foi devastada pela tragédia do covid-19”, pode ler-se em comunicado enviado hoje.

Citado na nota, Pedro Sousa Lobo, líder da concelhia socialista defende que “é preciso apoiar as famílias, o comércio local, as pequenas empresas, a restauração e as IPSS/Associações do concelho antes que seja tarde demais”.

Nesse sentido, os socialistas sugerem uma série de medidas, que “têm uma dotação inicial de 200 mil euros, que poderá ser reforçada numa segunda fase”.

Das várias medidas, o candidato socialista à Câmara Municipal de Ponte da Barca, no apoio às famílias, defende o “apoio municipal de 50 % das despesas com rendas, electricidade e gás”, entre outras despesas, bem como “o apoio municipal à regularização de dívidas já vencidas relativas a serviços essenciais” e a “redução ou isenção da tarifa de água, saneamento e resíduos até setembro de 2021”.

No apoio às empresas, os socialistas defendem que a autarquia deve apoiar os negócios que tenham “quebras de facturação superiores a 25% e com risco elevado de vulnerabilidade”. Para isso, apontam a um “apoio municipal correspondente ao montante de 635 euros por trabalhador de empresas” que estejam totalmente ou parcialmente encerradas, bem como o “apoio à regularização de dívidas já vencidas relativas a serviços essenciais”. Os socialistas defendem ainda a criação “de um programa de apoio técnico e financeiro ao tecido empresarial e comercial de Ponte da Barca”, entre outras.

No que concerne à restauração, o partido defende ainda, juntamente com as medidas já elencadas, a “disponibilização gratuita de embalagens” e o “suporte do custo do serviço de take away”.

O partido defende ainda um apoio “não reembolsável a fixar entre mil e 10 mil euros para as IPSS’s e associações do concelho, a antecipação a fundo perdido do montante médio anual protocolado”, bem como “a realização pelas associações e pagamento pelo município de actividades culturais e recreativas através da internet”.




Categorias: Noticias