Os socialistas de Ponte da Barca criticam a falta de enquadramento dos novos candeeiros instalados, recentemente, no Jardim dos Poetas.

Em comunicado, o PS refere que o local “encontra-se junto a três importantes monumentos nacionais: Ponte Medieval, Pelourinho de Ponte da Barca e Mercado Pombalino”.

“Em pleno século XXI, o Município de Ponte da Barca instalou três farolas fernandinas, uma iluminação identitária dos ayuntamientos/municípios castelhanos, que tem na sua base o brasão do Rei Espanhol Fernando VII”, pode ainda ler-se na nota enviada.

“Os candeeiros incluem dois F, a indicação VII, a que se junta a coroa espanhola sobre o referido escudo. Por baixo do brasão está inscrita a data 1832, inscrição em homenagem ao ano de nascimento da Infanta Luísa Fernanda, filha do monarca espanhol”, explicam os socialistas barquenses.

Para o PS, “as referidas farolas são mais bonitas do que uns degradados palitos modernos, mas não têm nenhum enquadramento na zona histórica de Ponte da Barca, nem correspondem ao modelo de candeeiro tradicional existente na área protegida”. 

“O nosso Jardim dos Poetas tem, sucessivamente, sofrido intervenções municipais, que descaracterizam e desvalorizam aquele espaço público, que deveria assumir-se como um local privilegiado de lazer, identidade e respeito pela história de Ponte da Barca”, adianta o comunicado.  

“Em vez de importações castelhanas, ofensivas da história e independência nacional, apelamos a que exista maior rigor, critério e planeamento do Município de Ponte da Barca, valorizando a bonita essência da cultura portuguesa e conservando o riquíssimo património da nossa grande terra”, finaliza o PS.

Fotos – DR Alfredo Sousa Tomaz (integradas no comunicado do PS Ponte da Barca)
Fotos – DR Alfredo Sousa Tomaz (integradas no comunicado do PS Ponte da Barca)
Categorias: Noticias