A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou o Protocolo de Cooperação a celebrar com o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Património biocultural na RBTGX: desvendando o potencial nutricional e farmacológico dos recursos florísticos locais”, o qual já se encontra a decorrer, deu hoje nota a autarquia.

Em comunicado, o município explica que o acordo “tem por objetivo fixar um quadro de parceria entre o IPVC e o Município de Arcos de Valdevez tendo em vista o desenvolvimento de projetos e atividades técnicas e científicas, serviços de consultoria e apoio ao empreendedorismo, em particular no domínio da caracterização e valorização de produtos e recursos locais.”.

O projeto decorrerá no núcleo de investigação do IPVC, que tem como missão “a caracterização territorial, avaliação das potencialidades e condicionalismos das principais atividades agrícolas da região e a produção animal numa perspetiva de investigação, desenvolvimento e qualificação para suporte à inovação empresarial, dinamização económica e promoção da sustentabilidade territorial”.

A iniciativa, agora protocolada divide-se em duas tarefas, por um lado a  Diversidade Biocultural e por outro a Fitoquímica de espécies medicinais e terá a duração de 12 meses.

Através do mesmo será documentado o património biocultural associado aos recursos florísticos das populações rurais de montanha. Com este projeto será usada a etnobotânica como uma ferramenta para a manutenção de património biocultural, numa abordagem em que o passado e o desuso informam o futuro e a inovação.

Categorias: Noticias