As Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca enviaram uma missiva ao Primeiro Ministro reivindicando a melhoria da estrada que liga o IC 28 à fronteira da Madalena com Ourense/Espanha.

A informação foi avançada por ambas as autarquias em comunicado, que afirmam que “esta via é muito importante e estratégica para a competitividade destes municípios e da região” e além disso a melhoria da estrada irá permitir “colocar as pessoas e os produtos a menos de 30 minutos das redes rodoferroviárias principais de ligação a Madrid e ao centro da Europa, isto porque irá ligar com a autoestrada de acesso à Europa.”

A via também permitirá a ligação com o TGV uma vez que está em construção a sul de Ourense/Celanova a estação da Linha de Alta Velocidade entre Madrid-Galiza. Em comunicado, as autarquias explicam “que têm vindo a reivindicar esta ligação, nomeadamente junto do Governo antes da Cimeira Luso Espanhola, do passado dia 10 de Outubro.

As duas Autarquias pretendem que o Governo considere prioritária a execução desta via no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, de forma a alavancar as relações económicas e transfronteiriças e a atratividade dos municípios e da região.

Categorias: Noticias