O primeiro ministro, António Costa, divulgou há momentos as medidas para os concelhos de risco muito e extremamente elevado, que entrarão em vigor a partir de dia 9 de Dezembro.

A principal mudança em Ponte da Barca, passa pelo encerramento do comércio aos fins-de-semana a partir das 13h e abertura a partir das 8h, excepto:

  • Farmácias;
  • Clínicas e consultórios;
  • Estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2;
  • Bombas de gasolina;

A partir das 13 horas, os estabelecimentos de restauração apenas podem funcionar em regima de entrega ao domicílio.

A proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 nos dias de semana e a partir das 13h00 aos sábados e domingos (exceto nos períodos de Natal e Ano Novo). Esta medida prevê algumas exceções, tais como aquelas que já eram anteriormente previstas, como deslocações para trabalho, motivos de saúde, entre outras.

Em suma, o concelho de Ponte da Barca, junta-se assim ao concelho de Arcos de Valdevez que já tinha que seguir estas medidas. Destaque ainda para o teletrabalho obrigatório e o uso de máscara também obrigatório nos locais de trabalho.

Para o período do Natal, a circulação entre concelhos é permitida, já a circulação na via pública, na noite de 23 para 24 é permitida apenas para quem se encontre em viagem, nos dias 24 e 25 é permitida até às 02H do dia seguinte e no dia 26 é permitida até às 23h.

Nas noites de 24 e 25, funcionamento dos restaurantes permitido até à 01h. No dia 26, funcionamento dos restaurantes permitido até às 15h30 nos concelhos de risco muito elevado e extremo. Nos dias 24 e 25 os horários de encerramento não se aplicam aos estabelecimentos culturais.

Para o período de Ano Novo, é proibida a circulação entre concelhos entre as 00H do dia 31 de Dezembro e as 5H do dia 4 de Janeiro, entre outras medidas, como a proibição de ajuntamentos na via pública com mais de 6 pessoas ou a exitência de festas públicas.

António Costa anunciou ainda que as medidas referentes ao Natal e Ano Novo, poderão ser reavaliadas no dia 18 de Dezembro.

Categorias: Noticias