Devido à atual situação da pandemia do Covid-19, o Município de Ponte da Barca assinalou o Dia do Município, no passado dia 24 de Outubro, de forma diferente do habitual, com uma programação limitada.

A cerimónia iniciou com o hastear das bandeiras na Câmara Municipal, perante a presença do Executivo Municipal, dos Presidentes das Juntas de Freguesia e do representante da Assembleia Municipal

Depois disso foi inaugurada a colocação da fotografia do ex-presidente de Câmara na galeria do Salão Nobre dos Paços do Concelho, António Vassalo Abreu.

Ainda no período da manhã foi feito “um restrito périplo por algumas obras em curso em Ponte da Barca procedeu-se a uma visita, ainda durante a manhã, às obras do Edifício do Santo António do Buraquinho e à nova ponte sobre o rio Vade, na sede do concelho, e depois a algumas empreitadas nas freguesias.”, deu nota o município.

Da parte da tarde, o Dia do Município ficou marcado pela entrega das Medalhas de Bons Serviços aos funcionários do Município e as Medalhas de Mérito Autárquico a Manuel Carlos Marques Pinto, João António
da Cunha Lobo, José Luís Fernandes, e a José Gonçalves Pereira e Nuno Silvério Amorim Machado Cruz, ambos a título póstumo. Os cinco nomes galardoados, foram aqueles que “integraram a Comissão Administrativa de Ponte da Barca após a Revolução do 25 de Abril de 1974”.

O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, referiu que “o Dia do Município, para além de celebrar a nossa identidade enquanto concelho e homenagear todos quanto se empenham para elevar o nome de Ponte da Barca, nas mais variadas áreas e ações, permite realçar o trabalho até aqui desenvolvido”, realçando alguns projetos e obras estruturantes como o novo auditório e arquivo municipal, resultante da requalificação do edifício do Santo António do Buraquinho”.

Na requalificação do centro urbano, o autarca destacou “a requalificação da avenida Fernão de Magalhães, das ruas Francisco Sá Carneiro, do Brasil e Carlos Araújo, bem como a criação do Centro de Negócios que visa fomentar o empreendedorismo e a capacidade de iniciativa empresarial no concelho de Ponte da Barca”.

O autarca identificou outras obras “na rede viária municipal, que deram respostas às necessidades da população” e destacou ainda os “melhoramentos na área envolvente ao Santuário da Nossa Senhora da Paz”. O autarca evidenciou ainda “o apoio por parte das Juntas de Freguesia” e o trabalho dos “funcionários da autarquia”.

Categorias: Noticias