Ao longo do ano letivo 2020/2021, o Município de Ponte da Barca, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, implementou o projeto “Ensinar e Aprender Português”.

A autarquia explicou que “este projeto é desenvolvido através de uma plataforma digital, orientada para o ensino da leitura e da escrita do 1º ao 4º ano de escolaridade, que tem como objetivo auxiliar a aprendizagem tendo em conta o ritmo diferenciado de aprendizagem de cada aluno”.

Esta plataforma esta pensada “no sentido de permitir a implementação de uma intervenção de cariz individualizado e sistemático, que auxiliará no ensino explícito da leitura, na compreensão oral, na compreensão da leitura, na fluência de leitura, na gramática, na ortografia, na escrita e na educação literária.”, adiantou o município barquense.

A aplicação permite que “cada aluno siga a sua sequência de treino, em função do padrão de dificuldades que apresente.”

“O início da intervenção e a sequência das atividades são diferenciadas para cada aluno, dependendo dos resultados da avaliação inicial e da sua monitorização ao longo do tempo. Nesse sentido, no decorrer deste ano letivo, foram implementadas as provas de rastreio, de forma a adaptar esta intervenção ao ritmo de ensino dos alunos envolvidos.”, adiantou o município.

Categorias: Noticias