Dois jovens estudantes finalistas do curso de Engenharia Mecânica lançaram recentemente um projeto inovador ao qual chamaram “senteatuaescolha”. Paulo Pinheiro, natural de Ponte da Barca e Tiago Azevedo, natural de Esposende, foram empreendedores e construíram um negócio de venda de porta máscaras feitos em cortiça.

Em declarações à Barca FM, os jovens explicaram que a ideia “surgiu após várias conversas sobre todas as dinâmicas de projetos e equipas que surgiram durante a pandemia”, o que os levou a “elogiar um porta-máscaras feito de plástico”. Paulo e Tiago confessam que esse produto os cativou “pelo lado inovador e utilitário”, mas uma vez mais “o material de eleição era o plástico”.

Ao longo do percurso escolar de ambos, dedicaram-se ao estudo “na vertente de Energias e Ambiente”, onde aos poucos “foram despertando a ambição de mudar o futuro e procurar inovar, sobretudo no que diz respeito à necessidade de consumo consciente”. Por tudo isto, os dois jovens, perceberam “que este era o momento” e desta forma surgiu a ideia de “reinventar o processo de produção” dos porta máscaras e guiando-se pelos seus “princípios ambientais e éticos”, tentaram “assegurar um equilíbrio entre a sustentabilidade, não só económica, mas também ambiental e social, aliada, ao desenvolvimento de um produto útil para todos”.

O caminho deste projeto começou a ser trilhado no início do mês de Agosto e foram vários os passos dados até chegar ao momento atual, desde “o design do produto, a costura das primeira unidades, o desenvolvimento da plataforma online, gestão de encomendas e promoção pelas redes sociais”. Paulo e Tiago explicam que todos estes passos “levam a aprender e trabalhar diariamente no sentido de ultrapassar os obstáculos, acrescentando valor ao projeto”.

Desta forma, os dois jovens conseguiram criar um produto, que nos dias que correm, revela-se de extrema utilidade e ao mesmo tempo, conseguem fazê-lo de uma forma ambientalmente sustentável.

Os produtos podem ser comprados através do site do projeto (www.senteatuaescolha.com) ou então através das redes sociais do projeto também com o nome “senteatuaescolha”.

O projeto é liderado por Paulo Pinheiro e Tiago Azevedo e contam com o apoio de uma costureira, pois confessam que os seus “dotes de costura não são os melhores”.

Desta forma surgiu este novo produto que acaba por cumprir com o principal objectivo de ambos os jovens, que passa pela “capacidade de proporcionar a toda a comunidade uma solução segura e prática para guardar a máscara, feita através de um material ecológico, reciclável e sustentável”.

Por fim, os jovens confessam que “apesar do projeto estar ainda numa fase inicial”, consideram que “a experiência tem sido extremamente enriquecedora” e agora o objectivo passa por “continuar a aprofundar o gosto e o conhecimento em relação a materiais sustentáveis e amigos do ambiente”. Além disso, pretendem ainda “reinventar os objetos de necessidade atuais, compostos por materiais altamente prejudiciais, sem assim comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas necessidades”.

Categorias: Noticias