O Município de Arcos de Valdevez apresentou esta terça-feira, em conferência de imprensa, a programação para o período da Páscoa. O programa “Viver a Páscoa”, que irá decorrer de 17 de março a 5 de abril, foi apresentado no Centro Interpretativo do Barroco. 

Na apresentação, o autarca João Manuel Esteves afirmou que esta programação “engloba várias atividades e para vários públicos”, desde “manifestações religiosas e atividades culturais”. O objetivo passa por dar “motivos para visitar Arcos de Valdevez e os espaços culturais do concelho”. O autarca afirmou ainda que são “várias as iniciativas ao longo da programação”, muitas a pensar “nos mais jovens que estão de férias fruto da interrupção escolar”. 

O edil arcuense apontou ainda que espera “muitas pessoas no concelho durante estes dias”. João Manuel Esteves apontou ainda alguns dados sobre o turismo, como “o número de dormidas que está acima do dobro dos dados oficiais”, recentemente dados a conhecer pelo INE, que apenas “conta espaços que tenham 10 ou mais camas”, sendo que ficam foram da conta várias casas de turismo que albergam menos pessoas. O edil arcuense apontou ainda que o concelho “foi dos que mais cresceu em dormidas mas também do tempo em que as pessoas permanecem no concelho”. 

Da programação, que entre atividades culturais, religiosas e outras, conta com mais de vinte iniciativas, destaque para o arranque da programação, já no próximo dia 17 de março, com os Bois da Páscoa. Este ano contam com a presença de 6 produtores/talhos, 40 animais, 10 carros de bois e 1 rancho folclórico e 1 rusga no desfile. O certame conta com um concurso pecuário às 10h, que terá centenas de animais a concurso e o desfile que arrancará às 15:30h.

Destaque ainda no dia 21 de março, para a iniciativa Viva o Vez, que se irá realizar na Praia Fluvial da Valeta e tem como ponto central mostrar “a ligação do concelho à natureza e ambiente”. Irá contar com um total de 30 ilhas cientificas e a presença de 400 alunos do concelho, onde irão ser dadas a conhecer diversas atividades cientificas. Esta é uma iniciativa do Centro de Ciência Viva dos Arcos de Valdevez, que irá “levar a ciência para a rua” e as ilhas dispersas pela zona fluvial contarão “com cientistas que irão mostrar as alunos diversas atividades”. 

Nota ainda de destaque para a iniciativa “Sai da Casca e Vem ao Paço”, que irá decorrer nos dias 29 e 30 de março, no Paço de Giela, nesta que é a sua 5ª edição, contando com diversas atividades. O Centro Interpretativo do Barroco, vai também receber o concerto da Páscoa, desta pelo Quartet Slavey (Bulgária), no dia 30 de março, pelas 18 horas.

Categorias: Noticias