Em comunicado, o município arcuense deu nota que “o plano de obras”, que “foi delineado a pensar no desenvolvimento sustentável” do concelho tem um investimento previsto de 13 milhões de euros.

De referir, que alguns “destes investimentos já estão a decorrer e outros em concurso, e serão realizados por todo o concelho, com o apoio dos vários parceiros locais.”, salientou a autarquia.

Deu ainda nota quais os investimentos em causa, nomeadamente 500 mil euros na modernização das escolas, 4,5 milhões de euros na expansão das redes de abastecimento de água e saneamento, 4 milhões de euros na requalificação da EN 101 e na requalificação e revitalização de espaços públicos e centros cívicos, como a reconstrução de um edifício na rua do Lira, para arrendamento jovem e a reconversão do arruamento na Lamela.

Em fase de conclusão estão já as obras nas Oficinas de Criatividade-Himalaya, com a requalificação do antigo liceu para uma plataforma de promoção da ciência e da eco- cidadania. Igualmente em fase final, está a “melhoria da rede de equipamentos nas instalações desportivas municipais e nos relvados sintécticos do Távora e do Adecas. A autarquia, deu ainda nota que está a investir “na melhoria das ecovias, passadiços e miradouros, no Parque Biológico na Porta do Mezio, num parque de autocaravanismo na Lamela, no Centro de Biodiversidade de Sistelo e está em preparação o Centro de Etnografia de Soajo.”

O objectivo deste Plano de Investimentos, passa “por intensificar a valorização do património ambiental, histórico e cultural, a criação de emprego, a fixação e atração de pessoas e investimento e a melhoria das condições de vida”.

Categorias: Noticias