A Escola Dr. Manuel Costa Brandão em Sabadim no concelho de Arcos de Valdevez recebeu, esta segunda feira, a visita do Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues que veio inaugurar a rádio S, a nova rádio escola deste estabelecimento de ensino.

Este projeto, foi desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas, levado a cabo pelo Governo.

O ministro afirmou que a criação desta rádio “mostrou muita inteligência por parte das pessoas que lançaram este projeto na escola”, pois esta “é uma iniciativa nacional lançada em 2017/2018, para que os alunos entendessem como se faz campanha, como se pensa uma ideia e como se orçamenta”.

Tiago Brandão Rodrigues salientou que “quando o projeto for lançado se o dinheiro não for suficiente os agrupamentos podem pedir apoio às autarquias, tal como aconteceu aqui” e destas “sinergias entre poder local e ministério” são muito importantes.

A diretora do Agrupamento de Escolas de Valdevez, Anabela Araújo, salientou que esta inauguração “foi um momento muito significativo, quer para a escola, quer para o agrupamento porque é um projeto que já vem sendo trabalhado há alguns anos e depois de alguns constrangimentos, hoje foi o momento, juntando o útil ao agradável com a presença do ministro”.

Sobre a importância deste projeto, a diretora salientou que “irá trazer um conjunto de competências muito importantes no dia de hoje e também ajudar à divulgação do que se faz na escola”. Anabela Araújo explicou ainda que a rádio irá ajudar e ser “mais um canal de comunicação entre todas as escolas e de tudo o que acontece neste agrupamento”.

A Rádio S poderá agora “emitir de Sabadim para o mundo”, tal como disso o ministro Tiago Brandão Rodrigues.

No final da visita, o membro do Governo, presenciou ainda a assinatura do protocolo entre o Município, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez e a UNISELF, com vista à continuidade do fornecimento de carne de cachena nos refeitórios escolares.

Categorias: Noticias