O Mercado do Vinho está de regresso à Praça da República de Ponte da Barca, nos dias 28 e 29 de junho, com o objetivo de “posicionar o concelho como um destino enoturístico de excelência, destacando os vinhos e produtores locais”. 

O evento de entrada gratuita é promovido pela autarquia barquense, e terá a participação de “cerca de duas dezenas de produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes”, incluindo “todos os produtores locais”, aliando a mostra vínica a “showcookings, provas comentadas” e “espetáculos musicais com Bianca Barros, “Forever 80’s”,  Kiko & The Blues Refugees e DJ Pedro Martins”.

Em comunicado, o executivo revela que o Mercado do Vinho começa “na sexta-feira, às 22:00h, com um espetáculo musical protagonizado por Bianca Barros”.

“Apaixonada por música desde a infância, Bianca lançou dois singles originais: “Inevitável” em 2021 e “Antes da Noite Acabar” em 2022. Já em 2023, editou “Labirinto” e, no final do ano, “Foi de Vez”, o seu mais recente single. Apesar de sua formação em design de moda, a jovem artista encontrou na música a sua verdadeira vocação, tendo participado da semifinal do The Voice Portugal aos 16 anos”, descreve a nota enviada às redações.

“A primeira noite culmina com a apresentação do projeto “Forever 80’s” de Alberto Barros, também conhecido como Dj. BertoBoss. Criado em 2013, este projeto é uma homenagem vibrante aos anos 60, 70, 80 e 90, integrando uma diversificada equipe de artistas, bailarinos, convidados especiais, e um espetáculo visual que recria a atmosfera dessa era nostálgica”, pode ainda ler-se.

“No sábado, a programação começa às 22:00h com a banda Kiko & The Blues Refugees. Formada por músicos portugueses experientes como Kiko Pereira (vocalista), António Mão de Ferro (guitarras), Jorge Filipe Santos (teclados), Carl Minnemann (baixo) e João Cunha (bateria), a banda oferece uma rica viagem sonora pelo blues, combinando elementos de rock, rhythm and blues, soul e jazz”, revela ainda o comunicado.

“Para encerrar a noite de sábado, o DJ Pedro Martins. Com a sua habilidade com o som, promete em Ponte da Barca uma performance inesquecível”, considera a autarquia em comunicado.

Citado na nota, o autarca Augusto Marinho “sublinhou a relevância de Ponte da Barca no cenário vitivinícola”, acrescentando que os vinhos do concelho “são reconhecidos pela sua elevada qualidade” e que a “reputação crescente transformou o vinho não apenas num produto comercial, mas também num elemento de atratividade turística do (…) território”.

O presidente da câmara “destacou ainda o papel crucial da iniciativa na promoção do enoturismo”, reforçando que “este evento é uma oportunidade única para fortalecer o enoturismo, alavancando uma oferta cada vez mais qualificada”.

Para Augusto Marinho, “é uma excelente plataforma para promover os (…) produtores e os seus vinhos, num concelho que é rico em história, natureza, património, cultura e, evidentemente, vinho”.

“Reconhecendo a forte ligação do concelho às tradições vitivinícolas, o autarca expressou o seu apreço pelos produtores locais, enaltecendo o empenho dos (nossos) produtores e vitivinicultores na valorização dos (nossos) produtos e no dinamismo da economia local”, afirma ainda o comunicado.

“O trabalho deles é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho””, assegurou o autarca.

O Mercado do Vinho de Ponte da Barca irá decorrer na sexta-feira, das 18h às 02h00, e no sábado, das 15h às 03h00.

Categorias: Noticias