O renovado auditório da Casa de Santo António do Buraquinho, em Ponte da Barca, foi o local escolhido para um colóquio de Mário Augusto sobre o tema “ De Fernão de Magalhães à Magia da 7ª Sétima Arte – Conversa à Volta da Circum-Navegação, da Literatura e do Cinema”.

Integrado no Plano Nacional das Artes, a iniciativa foi promovida pelo Agrupamento de Escolas barquense e dirigida a 3 turmas do 12º ano no âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem do navegador.

A sessão decorreu na manhã desta quinta-feira, dia 9, e teve como objetivo “é cultivar o gosto pelo cinema” e, nesse sentido, “nada melhor do que convidar o Mário Augusto”, jornalista da RTP, autor do cartaz de cinema “Janela Indiscreta” e de várias obras.

A palestra decorreu de uma forma informal, onde os cerca de 60 estudantes tiveram oportunidade de colocar algumas perguntas

O convidado é ainda o responsável por uma série de 14 episódios sobre Fernão de Magalhães onde conta a história deste navegador e descobridor barquense.

A série, com o título “Planeta Magalhães” pode ser vista também no canal de Youtube.

O jornalista, desde sempre ligado ao cinema, acaba de editar “Como se fosse um romance”.

Promovido pela equipa do Plano Nacional do Cinema (PNC) no Agrupamento de Escolas, o colóquio contou com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e das edições Opera Omnia e aconteceu no âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de Magalhães, uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Cultura e da Educação a que o Agrupamento aderiu, tendo em vista a divulgação de obras cinematográficas nacionais e a promoção da literacia para o cinema junto do público escolar.

 

Categorias: Noticias