A 2ª edição da Livrindrie  – Feira do Livro Independente está de regresso ao Campo do Trasladário, em Arcos de Valdevez, nos dias 5,6 e 7 de julho.

O evento cultural é promovido pela ContraEscrita Edições, do arcuense Filipe Faro da Costa e terá a participação de “diversas editoras independentes, bem como diversos autores e artistas de várias áreas”.

Em comunicado, a organização explica que o “mote deste evento é a defesa do objeto “Livro” enquanto suporte para todas as artes, acompanhando os projetos independentes, e por esse motivo todas as artes estarão presentes nesta 2ª Edição através do livro, mas não só”.

“No ano transacto foram sete as editoras participantes, este ano o objetivo são as doze. Tivemos também quatro apresentações literárias, além de músicos e fotógrafos que participaram em diferentes moldes, esperando este ano dobrar esses participantes”, revela a nota enviada às redações.

“Das editoras convidadas está prevista a participação de doze, estando até ao momento confirmadas a Falas Afrikanas, a Planeta Tangerina, a Abysmo, a Araucária, a Chili Com Carne, a Arte In Web, a Principia, a Nova Geração, a Apuro Edições, a Officina Noctua, a Sistema Solar/Documenta e por fim a ContraEscrita”, adianta.

“Esta 2ª Edição contará também com um aumento considerável do número de apresentações literárias, esperando-se pelo menos dez autores a apresentar as suas obras, aguardando ainda a finalização de algumas inscrições pendentes”, acrescenta.

“No decorrer do evento convidamos a comunidade a participar em workshops, tertúlias, apresentações literárias, ler e ouvir poesia, assistir a espetáculos musicais e outras diversas surpresas que preparamos e para as quais contaremos com diversos autores, músicos e artistas presentes em cartaz, e outros que venham a querer participar”, anuncia.

“Entre os diversos convidados voltamos a contar com Ana Catarina Barbosa (dizedora), Eduardo Pimenta (fotógrafo), Philipe Pharo (poeta, contista e sonoplasta), Bernardo Antunes (músico) e o CMDAV (Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez)”, explica.

“A Livrindie terá a honra da primeira participação de Paulo José Borges (poeta), Neusa Veloso (poetiza), Cristina Machado (autora), Erdan Nightwalker (autor), Miguel RIVA (músico), Jorge Braga (autor), Julieta Gomes (projeto criativo Plurallma) e Jorge Pinto (autor e atualmente deputado à Assembleia da República)”, descreve.

A Livrindie “convida a comunidade a conhecer livros e artistas das mais diversas áreas, e oferece a quem for artista – mesmo que ainda não tenha saído do armário – a oportunidade de conhecer e participar através do nosso Espaço Open House”.

“Sendo um evento independente promovido e organizado pela ContraEscrita Edições, sem verbas ou financiamentos institucionais e produzido com um orçamento reduzido, este evento obteve o apoio particular, empresarial e comercial de boa parte da Sociedade Civil Arcuense que contribuiu para que o mesmo se construa e realize”, refere.

“O Município de Arcos de Valdevez, através da Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, contribuiu por via da cooperação na área do licenciamento, e no âmbito da promoção da leitura e do livro, em virtude do caráter cultural e da sua mais-valia comunitária e social, bem como pelo caráter inovador do evento na região”, afirma

“Desejando assim a organização dar continuidade a um projeto iniciado em 2023 e que cresce significativa e sustentavelmente este ano”, conclui.

Categorias: Noticias