Texto: Nuno Cardoso e Mónica Mota Lopes

A greve geral da função pública, marcada para esta sexta-feira, encerrou algumas escolas em Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

No concelho de Ponte da Barca, a adesão à greve provocou o encerramento do Centro Escolar S. Martinho de Crasto e da Escola Secundária.

De acordo com o diretor do agrupamento, Carlos Louro, a Escola Básica Digo Bernardes está a funcionar, mas com algumas limitações no 1º ciclo. O pré-escolar e o 2º ciclo estão a trabalhar normalmente.

O Centro Escolar de Entre Ambos os Rios está a funcionar, mas também com algumas limitações.

Em Arcos de Valdevez, a EB Dr. Manuel da Costa Brandão, em Sabadim, o Centro Escolar Professor António Melo Machado, na vila, e a EB Eira do Penedo, em Soajo estão encerradas.

Segundo a diretora do Agrupamento de Escolas Valdevez, Anabela Araújo, em Távora, apenas está a funcionar a vertente do Jardim de Infância.

Os restantes estabelecimentos de ensino estão abertos e a funcionar normalmente.

Anabela Araújo adiantou ainda que a adesão à greve é “maioritariamente de assistentes operacionais” e que os professores em falta correspondem a um número “residual”.

Recorde-se que a greve foi convocada pela Frente Comum de Sindicatos. Na base da paralisação está a exigência de aumentos salariais de 10%, ou um mínimo de 100 euros, para a administração pública no próximo ano.

Categorias: Noticias