O acesso à Ponte da Aspra, em Sabadim, no concelho de Arcos de Valdevez, encontra-se“vedado” e está a gerar um conflito que está neste momento em tribunal, entre a Junta de Freguesia e um privado, proprietário de uma “grande quantidade” de terreno na zona envolvente.

 O presidente da junta de freguesia de Sabadim, José Barros, explicou que o “acesso à ponte está fechado com um portão” sendo, que está vedado “um caminho que é público”.

O portão terá sido construído por um privado, que adquiriu grande parte do terreno à volta da ponte, mas o “o caminho de acesso à ponte e a ponte são públicos”.

O autarca de Sabadim deu nota que foi “iniciada uma obra em 2017” de reabilitação da ponte e dos acessos, fruto de um protocolo com a autarquia.

Foto: Junta de Freguesia de Sabadim

A reabilitação da ponte “foi concluída”,mas não é possível aceder à infraestrutura histórica devido a esta divergência.

O caso está já em tribunal e terá a sua terceira sessão esta quarta-feira em Arcos de Valdevez.

O autarca afirmou que já “tentaram negociar várias vezes, mas é impossível”.

A Ponte da Aspra, ao que tudo indica, data dos tempos da civilização romana e “servia como ligação a Monção, antes da construção da atual estrada nacional.

Até ao ano de 1862, data da inauguração da nova ponte na EN 101, era a única passagem pública que de Braga seguia para Monção e para a Galiza.”, pode  ler-se num estudo de Adriano Domingues.

“Posteriormente a esta data, continuou a ser utilizada pelas pessoas daquela zona nas suas deslocações, até que uma cheia, em meados do século passado, derrubou parte da estrutura. “, esclarece ainda o estudo.

Foto: Junta de Freguesia de Sabadim
Categorias: Noticias