Foi inaugurada, esta sexta-feira, a exposição “As Portas”, de Irene Dantas, no Centro Interpretativo Fernão de Magalhães, em Ponte da Barca.

Uma mostra que, de acordo com nota enviada às redações, reflete “imagens de portas que prenderam” o olhar da fotógrafa amadora e “despertaram a sua curiosidade”.

“Independentemente da cultura as portas carregam um simbolismo. Na cultura ocidental, as portas são frequentemente vistas como um símbolo de oportunidade e passagem, na cultura oriental representam proteção e segurança e na cultura africana geralmente são símbolo de status e poder”, afirma ainda o documento.

Ainda de acordo com a nota, Irene Dantas “considera que a sua principal inspiração para este gosto particular por portas talvez tenha partido do conto de Lewis Caroll, “Alice no País das Maravilhas””.

“Neste conto as Portas são muito mais do que uma simples passagem entre um lugar e outro. Elas representam escolhas, oportunidades e desafios, assim como as portas da vida real. Cada porta que Alice atravessa leva a um mundo novo e a novas possibilidades, mas também a novos obstáculos e desafios”, pode ainda ler-se.

“Assim como Alice, todos nós temos de fazer escolhas ao longo da vida. Algumas portas abrem-se facilmente, enquanto outras exigem mais esforço e coragem para serem abertas. Algumas portas levam-nos a lugares maravilhosos, enquanto outras a situações difíceis e desconfortáveis. Mas, independentemente de onde essas portas nos levem, é importante lembrar que cada escolha que fazemos molda quem somos e em quem nos vamos tornar”, explica a nota de imprensa.

A mostra está patente ao público até ao próximo dia 21 de julho.

Categorias: Noticias