Os escuteiros de Vila Nova de Muía vão estar, a partir deste domingo, a participar no ACANAC, o maior acampamento de Escutas em Portugal. A partida dos escuteiros coincidiu com o início das celebrações dos 50 anos do Agrupamento de Escuteiros de Vila Nova de Muía.

O ACANAC é organizado pelo Corpo Nacional de Escutas e reúne, este ano, em Idanha-a-Nova mais de 18 mil escuteiros de todas as idades para uma semana de atividades que abrange por exemplo campismo, atividades náuticas e jogos na aldeia.

Para receber nas melhores condições os milhares de participantes foi preparada toda uma estrutura que incluí quatro enfermarias, um hospital de campo e ainda uma serie de equipas de segurança e de apoio.

Os escuteiros de Vila Nova de Muía vão estar representados com 50 elementos de todas as secções desde lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros. A partida começou em Vila Nova de Muía com a celebração de uma missa na igreja paroquial.

A preparação para o ACANAC foi muito envolvente. Os escuteiros de Muía conseguiram angariar ao longo do ano os fundos necessários para a viagem com o apoio dos pais e do agrupamento.

O acampamento deste ano tem um sentimento especial pois o Agrupamento de Escuteiros de Vila Nova de Muía comemora os seus 50 anos de existência.

Para a chefe adjunta do agrupamento de escuteiros, Ana Costa, este ano tem um sentimento especial. “Optamos por começar as comemorações com a saída para o ACANAC”.

Estão também previstos outros eventos que assinalam o 50º aniversário do agrupamento. Entre eles, a abertura do ano escutista de Viana do Castelo em Vila Nova de Muía, exposições e festas com antigos dirigentes e fundadores.

Texto Fernando Morant

Categorias: Noticias