Decorre a “bom ritmo” a empreitada de “Reabilitação de Espaço Público do Centro Histórico – 2.ª Fase – Rua de S. Bento e Espaços Envolventes”, a qual tem como objetivos “aumentar a atratividade do centro urbano, dinamizar economicamente o comércio tradicional e serviços, melhorar a acessibilidade e mobilidade rodoviária e pedonal, aumentar o número de lugares de estacionamento, num local onde recentemente a reabilitação de edifícios por públicos e privados é uma realidade.”, explica a autarquia arcuense em comunicado.

Através desta solução, consignada por 531.168,49 € (c/IVA) à empresa Inovlima – Engenharia e Construção, Lda, com prazo de execução 240 dias, pretende- se “melhorar as condições de circulação e fluidez viária e de segurança pedonal da zona, bem como o acesso ao cemitério municipal e espaços envolventes, e ainda, ao próprio centro histórico, tornando-o cada vez mais acessível e atrativo com acrescida predominância do peão relativamente ao automóvel. No que respeita à intervenção propriamente dita, visa-se o redimensionamento/reperfilamento do arruamento, uniformizando-se, o perfil da faixa de circulação automóvel, e o revestimento dos diferentes pavimentos que o constituem.”

A consolidação e reforço dos passeios, assegurando percursos contínuos e desobstruídos de qualquer tipo de barreiras arquitetónicas, seguros e confortáveis com recurso a pavimentos alternativos ao cubo de calcário e basalto, bem como, a definição de passadeiras devidamente delimitadas, integradas e niveladas relativamente aos percursos (passeios) que os sustentam. O estacionamento automóvel será otimizado e devidamente organizado, proporcionando o aumento do número de lugares de estacionamento e a definição de lugares para pessoas com mobilidade condicionada. A segurança rodoviária sai reforçada com adequada localização da sinalização do tipo horizontal e vertical.

O mobiliário urbano será uniformizado e as infraestruturas públicas, em particular, as elétricas, serão renovadas com recurso a tecnologia Led. Pretende-se valorizar o espaço público, promovendo a sua reorganização e hierarquização funcionalmente, com predominância do peão sobre o automóvel, sem no entanto descorar as atuais necessidades e exigências da utilização do espaço público.

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