Os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Valdevez estiveram na Casa das Artes para se enquadraram no “Recontro de Valdevez” e serem convidados a “participar na recriação histórica que acontecerá em julho”.

Em comunicado, a autarquia arcuense revelou que os cerca de 560 estudantes “aprenderam, através de uma peça de teatro, os contornos deste momento referencial da história de Portugal que teve lugar em 1141 quando os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo Afonso VII de Leão e Castela se encontraram em Arcos de Valdevez”.

O encontro protagonizou “um dos momentos mais importantes da fundação da nacionalidade, uma contenda/torneio medieval que evitou uma batalha quase certa, dando uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca”.

“No final, cada um levou para casa um passo a passo com os elementos necessários para construírem os seus acessórios do tempo de D. Afonso Henriques”, adianta ainda o comunicado.

Já o “resultado final” será visto “em julho, no Paço de Giela, aquando da recriação histórica do Recontro de Valdevez”.

Categorias: Noticias