A equipa feminina do CRAV venceu, no passado sábado, a Taça de Portugal da modalidade. A equipa conjunto do CRAV e do Sport CP, deslocou-se a Coimbra para disputar a final da competição frente ao Sporting CP.

Depois de ter sido eliminada na Meia-Final do Campeonato Nacional pelo Sporting C.P., que acabou por se sagrar Campeão Nacional, a equipa arcuense conseguiu o apuramento para a Final da Taça de Portugal.

Em comunicado, o clube explica que “apesar do favoritismo” estar do lado do Sporting CP, o conjunto arcuense “não se sentiu intimidado uma vez que esta época já tinha vencido um encontro frente às campeãs nacionais, na fase regular do campeonato”.

“Num jogo muito disputado, do primeiro ao último minuto, foi a equipa do Norte que saiu vitoriosa com o resultado de 15-14 e acabou por trazer a Taça de Portugal”, exulta o clube.

Esta equipa feminina do CRAV nasceu de uma parceria com o Sport Rugby do Sport Clube do Porto que “teve início a meio da época 2021/2022, quando um grupo de atletas sénior do CRAV com grande ambição desportiva integrou a equipa do Porto na disputa do Campeonato Nacional Feminino, na Divisão de Honra”, aponta a equipa.

A experiência “positiva levou as equipas a se inscreverem na presente época como equipa conjunta com o nome Sport/CRAV, também conhecidas como Hélis”,

Na opinião da treinadora Isabel Leite, citada na nota, “”estes dois Clubes são o sinónimo perfeito de parceria: trabalho conjunto, ajuda mútua, sacrifícios, comunicação total, preocupação redobrada. Cada elo tinha em mente o mesmo objetivo: o incremento do rugby feminino para estes Clubes que tanto têm para dar ao Rugby Português”.

Equipa masculina alimenta “sonho da final”

A equipa sénior masculina do CRAV também venceu, voltando às vitórias, na recepção ao RC Caldas, por 28-26.

O jogo até não começou de feição aos arcuenses, que aos quinze minutos de jogo já perdiam por 0-14, fruto de dois ensaios do adversário. Depois disso, a equipa da casa “acordou” e marcou o seu primeiro ensaio (5-14). Ainda antes do intervalo, com a marcação de duas penalidades o resultado ficou em 11-14.

Na segunda parte, mesmo em inferioridade numérica, os arcuenses conseguiram mais um ensaio, colocando-se em vantagem pela primeira vez no jogo (16-14). Pouco depois, nova reviravolta com mais dois ensaios para o Caldas (18-26).

Os arcuenses não baixaram os braços e conseguiram voltar a virar o resultado, com uma penalidade e um ensaio perfazendo o resultado final (28-26).

Com este resultado, são agora quatro as equipas que lutam pelos dois lugares que dão acesso à final do campeonato, nomeadamente o Caldas (23 pontos), Montemor (20 pontos), CRAV e Montemor (18 pontos).