A CDU de Arcos de Valdevez deu hoje nota em comunicado, que vai “requerer a realização da Assembleia Municipal através de videoconferência.” Este pedido surge para debater vários temas, como a questão da pandemia covid-19 e o problema das Águas do Alto Minho.

Em comunicado, o partido adianta que “tem tudo feito para que a Câmara Municipal tenha um comportamento eficaz e proporcional na defesa da saúde pública dos Arcuenses.”. Adianta no entanto, que “exceptuando uma chamada telefónica por parte do membro da Assembleia Municipal Romão Araújo para o Presidente da Câmara”, as informações obtidas “são provenientes das comunicação social local.”

Deixa ainda uma crítica ao executivo municipal por “nem sequer após recomendação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntárias de Arcos de Valdevez o executivo deu mostras de querer ouvir as forças políticas do concelho, dando-lhes assento” na comissão municipal de protecção civil.

Na nota, o partido fala ainda da questão dos lares de idosos, afirmando que “a desvalorização pela Câmara Municipal desta importante estrutura será, aliás, um dos factores que justifica a aparente descoordenação na Protecção Civil. A grave situação dos Lares de Idosos em Arcos de Valdevez, por exemplo, levou o Presidente da Câmara Municipal a declarar que seria responsabilidade das autoridades de saúde o que acontecesse aos idosos que utilizam estas estruturas.”

No que toca ao aumento do preço da água, este “já vinha sendo assinalado pela CDU aquando da aprovação da entrada do Município na Águas do Alto Minho, S.A. Os riscos de privatização, o aumento dos preços, a degradação dos serviços, os riscos para os trabalhadores do município vinham já sendo indicados”, afirma sobre a questão das águas o partido. Na referida nota, os comunistas afirmam ainda que “muitos dos que votaram em sede de Assembleia Municipal favoravelmente a adesão manifestam agora uma indignação para com o brutal aumento de preços. Indignação que poderia ter sido evitada.”

Por estes motivos, o partido deu nota que “enviou na passada terça-feira um pedido de reunião urgente da Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez ao seu Presidente.”

Categorias: Noticias