O fim-de-semana de Carnaval vai ser preenchido com a Feira do Fumeiro, o Domingo Gastronómico com o Cozido à Portuguesa e o Pai Velho – o Entrudo Tradicional de Lindoso.

Em comunicado, o executivo realça que a Feira do Fumeiro irá acontecer nos dias 9,10 e 11 de fevereiro, na tenda instalada na Praça da República.

“Uma festa que promete encantar moradores e visitantes com uma ampla variedade de sabores e tradições” e onde “produtores de Ponte da Barca e de outras localidades apresentarão as suas especialidades, desde chouriços, alheiras, presuntos, entre outros”, refere o comunicado.

Segundo o município, “os produtores de vinho de Ponte da Barca também marcarão presença, oferecendo uma seleção de vinhos de qualidade, dos mais encorpados aos mais refrescantes”.

Para além da oferta de produtos ligados à gastronomia, a Feira do Fumeiro terá “animação diária, como música ao vivo com Hugo Costa e Ricardo Rocha, Xico Malheiro & Raízes, animação com os Gaiteiros de Bravães, e danças e músicas tradicionais com Rusgas e Ranchos Folclóricos do Agrupamento de Escolas, S. João, Ponte da Barca e Paço Vedro de Magalhães”.

O Domingo Gordo marca o início dos Domingos Gastronómicos no concelho e o Cozido à Portuguesa será rei na ementa dos 7 restaurantes aderentes.

“Esta iguaria, rica em sabores regionais, será acompanhada pelos melhores vinhos da região, proporcionando uma experiência gastronómica completa”, descreve o comunicado.

“Os sete restaurantes locais – a Casa do Destro, Churrasqueira Barquense, Jaime Gomes, Novas Pontes, O Moinho, O Tasco e Tasquinha das Delícias -, juntam-se à rota do bom gosto, oferecendo durante seis domingos ao longo do ano uma seleção dos melhores pratos da região, como a Lampreia, a Posta Barrosã, o Cabrito à Serra Amarela, o Naco à Terra da Nóbrega e o Sarrabulho”, explica a nota. 

“Esta iniciativa, promovida pela autarquia, tem como objetivo destacar a excelência da gastronomia local e promover a economia da região”, adianta o executivo.

E para celebrar a época e promover a tradição, “Lindoso prepara-se para uma das celebrações mais antigas do país: o Pai Velho, uma verdadeira viagem no tempo e um tributo à rica herança cultural portuguesa”. 

“Nos dias 11 e 13 de fevereiro, conhecidos como “Domingo Gordo” e Terça-feira de Carnaval, o busto de madeira do Pai Velho é o centro das atenções, sendo transportado por entre os espigueiros e a eira comunitária, tendo como pano de fundo o imponente Castelo Medieval”, pode ainda ler-se.

“Às 10h30 de domingo e 13h de terça-feira, o cortejo inicia-se com momentos de humor junto ao cruzeiro, proporcionando entretenimento aos participantes”, adianta o comunicado.

“O momento alto acontece na noite de terça-feira, a partir das 23h30”, no decorrer do “velório do Pai Velho, seguido pela queima do busto e a leitura do seu testamento”.

Segundo o comunicado, “este ritual simbólico marca o fim da festividade, mas também o início da esperança e renovação, conforme os participantes se despedem do inverno e dão as boas-vindas à chegada da primavera”.

Na noite de segunda-feira, a Praça da República “ganhará vida com um animado Baile e Concurso de Máscaras, em celebração do Carnaval”.

“Os participantes competirão pela originalidade e criatividade das suas máscaras, com prémios generosos em jogo. A festividade terá início às 22h00 e contará com a presença de Delfim Júnior & Ympério Show, garantindo uma noite repleta de ritmo e diversão”, explica a nota enviada.

Fugindo à celebração da época, e dando ênfase à pintura e ao Yoga, a Biblioteca Municipal promove o “Yogar com Histórias”, uma iniciativa que pretende “entrelaçar a magia da leitura com a serenidade do Yoga, numa fusão harmoniosa de corpo e mente, sob a orientação da instrutora Manuela Fernandes”.

A atividade está marcada para sábado, pelas 11h.

No mesmo dia, mas às 16h, nos Paços do Concelho, está agendada a inauguração da exposição de pintura “Pigmento Caleidoscópico”, da autoria de Malouca (Mafalda de Castro).

Categorias: Noticias