O executivo municipal de Arcos de Valdevez aprovou  o Orçamento e as Grandes Opções do Plano de Investimentos e Atividades para o ano 2023, de valor superior a 32,9 milhões de euros, deu nota a autarquia.

O autarca João Manuel Esteves considera este orçamento “mais uma etapa na consolidação da Estratégia de Desenvolvimento Sustentável para Arcos de Valdevez”.

A autarquia explica que as Grandes Opções do Plano de Investimentos e Atividades (GOP) para 2023 serão reforçadas em mais de 1,1 milhões de euros face ao ano anterior, assumindo um investimento na ordem dos 21,7 milhões de euros.

No que diz respeito ao investimento, o município destaca “uma clara preponderância do investimento nas Funções Sociais, com um valor superior a 11,1 milhões de euros, seguindo-se as Funções Económicas, com cerca de 6,9 milhões de euros, a parceria com as Juntas de Freguesia, com mais de 2,25 milhões de euros e as Funções Gerais, com mais de 1,4 milhões de euros.”

O documento prevê ainda “reforçar o apoio ás famílias, instituições e economia e o investimento municipal.”.  O Município “vai continuar com uma política de incentivos económicos e fiscais amiga das empresas, das famílias, dos jovens e das pessoas desfavorecidas, através da isenção e redução de impostos e taxas e do lançamento de programas e apoios municipais.”

No nota, a autarquia adianta que “serão reforçados os apoios à atividade das Juntas de Freguesia, Associações e Instituições e será intensificado o relacionamento com as comunidades de emigrantes e imigrantes.”

Na educação estão previstos investimentos “na modernização das escolas e reforçado o apoio ao ensino superior, com a atribuição de bolsas de estudo e a dinamização do Pólo do IPVC”. Por outro lado, na área da habitação, o município aponta para “a construção e apoio à recuperação de habitações e o apoio às rendas.”. Destaque ainda para a área da proteção civil onde “será construído um Hangar no Centro de Meios Aéreos.”

Das várias obras e iniciativas previstas, nota ainda para a conclusão dos campos de ténis e padel, renovação da pista de atletismo do Estádio Municipal, arranque da ecovia de S. Jorge, beneficiação da EN101 em Paçô e da EN303 em Vila Fonche, o Ecoparque do vez e um investimento no Parque de Campismo da Travanca, entre outros.

O documento foi aprovado com votos a favor da maioria PSD e contou com abstenção dos vereadores do PS.

Categorias: Noticias