A verba permitiu a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para todos os operacionais da corporação barquense que vão ser entregues na próxima sexta feira

Vão ser entregues na próxima sexta feira os novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de Intervenção Urbana aos 38 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.

A campanha solidária que começou em janeiro conseguiu angariar 52 mi euros.

Em declarações à Agência Lusa, Valter São Martinho, bombeiro e um dos elementos impulsionadores da iniciativa “Unidos pelas Fardas”, explicou que “os objetivos da campanha de angariação de fundos foram superados, graças à generosidade das pessoas, empresas, autarquias e instituições”.

Inicialmente estava previsto comprar “apenas as calças e os casacos” dos EPI´s, mas a verba permitiu a compra do “equipamento completo”, que inclui “botas urbanas, capacetes e luvas”.

Ainda de acordo com Valter São Martinho, os novos equipamentos “custaram 45 mil euros, mais IVA”, e o restante dinheiro vai ser aplicado na compra de outro material necessário para a proteção e socorro à população, como é o caso de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) “para dotar as três ambulâncias de socorro da corporação”.

O bombeiro adiantou também que pretendem “ainda adquirir uma câmara térmica e material de desencarceramento” já que” são equipamentos de intervenção em incêndios urbanos e industriais” bem como em “acidentes rodoviários” e que passam, assim, “a ser património da Associação Humanitária dos Bombeiros de Ponte da Barca”.

Valter São Martinho sustenta que estes equipamentos “podem fazer a diferença no socorro à população e melhorar a eficácia das missões dos operacionais”.

A cerimónia de entrega dos EPI´s está marcada para a próxima sexta feira, dia 24 de junho, pelas 21h, no novo quartel dos Bombeiros de Ponte da Barca.

Categorias: Noticias