O bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, visitou hoje ao final da manhã a freguesia de Lavradas, de forma mostrar o seu apoio para com a paróquia do concelho de Ponte da Barca, que como se sabe viu a sua igreja destruída pelas chamas.

Seguindo os trâmites normais, a Polícia Judiciária irá agora analisar o sucedido de forma a poder perceber o que se terá passado. O Bispo de Viana do Castelo, na página oficial da Diocese, explicou que “Trata-se de uma comunidade paroquial irmã de todas as Paróquias da Diocese de Viana do Castelo que, neste momento, precisa da ajuda fraterna dos cristãos e de todas as outras pessoas.”

“Mostremos, nesta hora, como diocesanos de Viana do Castelo, que estamos unidos a Jesus Cristo e, através d’Ele, a todas as pessoas que fazem parte desta comunidade e que atravessam um momento difícil. Façamo-lo através da comunhão que nos une como cristãos da mesma Diocese e como cidadãos do mesmo país”, acrescentou o sacerdote.

O comandante interino dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, José Freitas, contou que quando os operacionais chegaram ao local a igreja já estava “totalmente tomada pelas chamas” e que os elementos presentes se sentiram “impotentes” e nada “puderam fazer”.

O padre da freguesia, Filipe Sá, também explicou que as missas passam agora a ser celebradas na sede da Junta de Freguesia e da Associação Lavradas, espaço já disponibilizado à paróquia”. O sacerdote católico adiantou que “os serviços camarários vão proceder a análise técnica da fachada e das paredes laterais, para se começar estudar a reabilitação do templo datado do século XVII”. Apesar de ainda ser cedo para perceber os custos de uma reconstrução, obviamente que a certeza é que será precisa uma quantia avultada para o fazer.

O alerta às autoridades foi dado cerca das 05:02. O incêndio foi dado como extinto às 06:23. Ao local compareceram 30 operacionais e oito viaturas dos bombeiros de Ponte da Barca, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez.

Categorias: Noticias