A autarquia de Ponte da Barca vai realizar obras de “reabilitação da via sacra existente ao longo de algumas artérias do Centro Histórico”, deu nota o município em comunicado.

Na nota pode ainda ler-se que o autarca Augusto Marinho e o pároco de Ponte da Barca, Filipe Sá, realizar uma “visita às artérias em causa, tendo em vista o levantamento do itinerário original e a localização das 14 estações que recriam a caminhada de Jesus”.

Com esta operação, o objetivo passa essencialmente por “sinalizar adequadamente a via-sacra, tanta mais que esta é uma devoção com forte tradição em Ponte da Barca, com a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia a desempenhar, ao longo de muitos anos, um papel muito relevante na realização das celebrações da Semana Santa”, adiantou a autarquia.

Os técnicos da autarquia, estão agora “a ultimar o percurso, tendo em conta as cruzes existentes em diversas ruas de Ponte da Barca, algumas das quais com inscrições, assim como os quatro retábulos instalados em paredes, mas já sem qualquer representação iconográfica”.

Citado na nota, o autarca Augusto Marinho, afirma que “importa recuperar este património muito significativo”, bem como “reabilitar um conjunto de espaços do Centro Histórico, seja através da limpeza e valorização dos locais onde estão instaladas cruzes, seja através da pintura e preservação dos retábulos”.

Categorias: Noticias