A câmara de Ponte da Barca e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram um acordo de colaboração que permite o acesso ao financiamento do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito.

A cerimónia, que decorreu de forma digital, contou com a presença do autarca Augusto Marinho, da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e da Presidente do IHRU, Isabel Dias.

Este programa governamental tem como objetivo principal “promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em situações habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para encontrar uma solução habitacional”.

No caso do município barquense, o acordo agora celebrado, vai permitir um investimento total de 792,500,00€, sendo que cerca de 421 mil euros são doados pelo IHRU e perto de 291 mil euros são disponibilizados, através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, em forma de empréstimo. A autarquia entra nas contas totais com um investimento municipal de 80 mil euros.

De acordo com o executivo, este valor vai servir para “apoiar 44 agregados dos bairros municipais e 148 beneficiários diretos que vivem em condições habitacionais menos dignas” no concelho de Ponte da Barca.

Na mesma nota, a câmara municipal reforça que, desta forma, “assegura a continuidade do investimento municipal em políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, nomeadamente através dos apoios à habitação, de que são disso exemplo o apoio ao arrendamento habitacional que visa fazer o equilíbrio entre os rendimentos auferidos e a capacidade de esforço do agregado, e o apoio à habitação degradada de agregados carenciados”.

Categorias: Noticias