A autarquia de Arcos de Valdevez vai comprar um contentor/casa para o alojamento de uma pessoa sem abrigo, sem retaguarda familiar e com algumas limitações cognitivas.

João Manuel Esteves, presidente da câmara municipal, garante que a casa/módulo tem todas as condições para viver de “forma digna” e que esta pode “ser uma solução” para situações idênticas futuras.

Declarações de João Manuel Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez)

O contentor vai ser adquirido por ajuste direto no valor de cerca de 8 mil euros, sem IVA.

Na reunião de câmara foi ainda aprovado um protocolo a celebrar com o Fundo Ambiental e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas com o objetivo de “promover a criação de um alojamento e a melhoria da sinalética dos trilhos da Gavieira, nomeadamente na Peneda”.

A autarquia aprovou também um acordo de colaboração com o Ministério da Educação para remoção de amianto na Escola Básica e Secundária de Arcos de Valdevez.

A câmara deliberou ainda atribuir um apoio no valor de 20 mil euros, à Confraria de Nossa Senhora da Peneda, mediante celebração de protocolo de colaboração, para “comparticipar os custos de restauro de uma ala do Santuário, destinada à instalação de um núcleo de visitação histórica na sua torre nova, bem como os demais custos das atividades a realizar no âmbito das comemorações dos 800 anos da aparição de Nossa Senhora da Peneda”.

Mónica Mota Lopes

Categorias: Noticias