O Município de Arcos de Valdevez assumiu as competências delegadas pelo Governo, em matéria de Ação Social.
Nesse sentido, a autarquia assinou protocolos de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e a Delegação de Arcos de Valdevez da Cruz Vermelha Portuguesa, deu nota o município, que adiantou ainda que a assinatura dos protocolos contou com a presença da Diretora da Segurança Social de Viana do Castelo, Cristina Oliveira.

A autarquia explica que irá “desenvolver diversas atividades de apoio social a pessoas desfavorecidas, nomeadamente o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e o de apoio aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção”.
“Estes serviços consistem em atendimentos de primeira linha que procuram responder eficazmente às situações de crise e ou de emergência sociais, bem como num acompanhamento social destinado a assegurar o apoio, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais e o acompanhamento dos beneficiários de Rendimento social de inserção.”, explica o município.
Com estas competências, o município arcuense pretende um “maior envolvimento e proximidade com os cidadãos, nomeadamente aqueles mais carenciados, tendo em vista sempre o bem-estar e qualidade de vida da população arcuense.”
