O Executivo Municipal de Arcos de Valdevez aprovou as Contas e o Relatório de Atividades e Gestão 2023, com a “maior execução da última década”, deu hoje nota a autarquia.

O município destaca a “execução da receita no valor de cerca 31,3 milhões de euros e uma execução da despesa no valor de cerca de 31,1 milhões de euros, com uma taxa de execução de 94% e um aumento de 3,2 milhões de euros face anterior”.

Na nota, a autarquia destaca ainda a “poupança corrente de 3,7 milhões de euros, aplicada na realização de investimento nas Grandes Opções do Plano” e o facto de a dívida orçamental ter baixado “para os 5,8 milhões de euros, com uma redução de cerca de 1 milhão de euros face ao ano anterior”. O município aponta ainda o “prazo médio de pagamentos inferior a 30 dias”, tendo “transito para a gerência um saldo de 197 mil euros”.

A edilidade afirma ainda que o documento aprovado “mereceu parecer favorável do Revisor Oficial de Contas(ROC), apresentando a Autarquia uma situação económica e financeira equilibrada”. 

O município destaca que mantém “uma política de incentivos económicos e fiscais amiga das pessoas e das empresas, através da isenção e redução de impostos e taxas e da dinamização de um conjunto de programas de apoio municipal” e salienta que foram realizados “investimentos (…) de valor superior a 19 milhões de euros”, destacando os “cerca de 9 milhões de euros em funções sociais e os cerca de 6,3 milhões de euros em funções económicas”. 

Quanto ao ano de 2023, a autarquia aponta que “ficou marcado pela concretização de importantes investimentos na educação, ensino superior, ação social, habitação, ordenamento de território, abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos”, entre outros.

Citado na nota, o edil arcuense João Manuel Esteves considera que “a Gerência de 2023 é reflexo de uma gestão responsável e próxima, em parceria com várias entidades e os arcuenses, em prol da construção de um concelho mais solidário, inovador, atrativo e sustentável e com mais qualidade de vida e oportunidades para todos”.

Categorias: Noticias