A nova Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca tomou posse no passado dia 20 e quer angariar novos sócios para aumentar a representatividade da associação.

Depois do ato eleitoral que decorreu no passado dia 7 de março, e com apenas uma lista concorrente, Inês Portocarrero foi eleita presidente da Associação de Pais e garante que tem uma equipa “motivada para assumir o rumo desta associação”.

Em comunicado, a nova responsável indica como prioridade “o fortalecimento da relação e comunicação entre os pais, mães e encarregados de educação e a própria Associação”, garantindo um “aumento dos esforços (…) para melhorar a informação prestada sobre os fins e atividade da mesma, e sobre os aspetos essenciais da formação das crianças e jovens enquanto estudantes e seres humanos que acontece, diariamente, neste agrupamento de escolas”.

Para a associação, o “objetivo principal e mais urgente” passa por “aumentar a representatividade da Associação (…)  que só será conseguida através do aumento de associados e do seu envolvimento, tão importante para uma escola de qualidade”.

Nesse sentido, a nova direção promete criar, “muito em breve, uma campanha de angariação de associados”.

Citada no comunicado, Inês Portocarrero considera que “muitos pais desconhecem até, o contributo que uma Associação de Pais pode ter na comunidade escolar”.

Por isso, assume que quer “(re)lembrar a todos que têm uma palavra a dizer e o direito – e até o dever –, de participar e contribuir para a idealização, o debate e a construção de uma escola melhor para todas as crianças, os jovens, os pais, os professores e os funcionários”.

“Na cerimónia de tomada de posse foi deixada uma palavra de reconhecimento à anterior presidente, Sónia Almeida, em representação dos órgãos sociais cessantes, pela sua abnegação e trabalho nos últimos 10 anos, sendo aspiração dos novos órgãos honrar toda a atividade dos exercícios anteriores na história da Associação”, refere ainda o comunicado.

“Lembrando o 25 de abril que se avizinha, no final da cerimónia foi lançado o repto : a Educação é um aspeto basilar de uma sociedade democrática e mais justa e, tal como a democracia, está em constante construção e a ser alvo de estímulos, mas também obstáculos, pelo que a participação de todos neste processo desafiante é vital!“, conclui a nota enviada à Barca Fm.

Categorias: Noticias