O Município de Arcos de Valdevez aderiu, novamente, “ao programa “Regime de Fruta Escolar”, uma iniciativa cofinanciada pelo Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), destinada a promover hábitos alimentares saudáveis entre os mais jovens”.
Em comunicado, o executivo explica que “este programa, executado pelos Serviços Educativos municipais, distribui gratuitamente frutas e produtos hortícolas para 552 alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Valdevez”.
“A medida visa incentivar o consumo de alimentos saudáveis de forma pedagógica, bem como sensibilizar as famílias para a importância de incluir frutas na dieta diária das crianças, com o objetivo de prevenir problemas de saúde como a obesidade infantil”, pode ainda ler-se.
“Como parte deste compromisso, nos dias 14, 17 e 24 de outubro, a equipa da Saúde Escolar, em colaboração com o Município e a EPRALIMA, realizou workshops de lanches saudáveis naEscola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão – Sabadim, Escola EB1 de Távora e no Centro Escolar Prof. António Melo Machado”, refere a nota de imprensa.
“Estes workshops foram dirigidos a alunos do 3º e 4º anos, incluindo a participação dos estudantes da Escola Básica Eira do Penedo – Soajo, que se deslocaram à escola de Sabadim para a atividade”, explica.
“Durante as sessões, a nutricionista da equipa de Saúde Escolar abordou os benefícios de uma alimentação rica em frutas e legumes, destacando o papel desses alimentos no fortalecimento do sistema imunológico, na digestão e no fornecimento de vitaminas essenciais”, destaca.
“Com o apoio de chefes de cozinha e dos alunos da EPRALIMA, as crianças puderam preparar e saborear espetadas e saladas de frutas variadas, além de tostas integrais com queijo creme, tomate cherry e orégãos”, continua.
“No final, receberam um flyer educativo sobre a importância de consumir frutas e legumes diariamente”, informa.
Para a autarquia, “esta iniciativa reforça o compromisso do Município com uma alimentação equilibrada e sustentável, que se soma a outras ações, como a distribuição de carne de cachena nos refeitórios escolares, promovendo uma geração mais consciente sobre alimentação saudável”.
Fotos: Município de Arcos de Valdevez