O projeto transfronteiriço “Fronteira Esquecida” vai beneficiar de fundos europeus no âmbito do programa Interreg V. A iniciativa permitirá “dotar a Galiza e o Alto Minho (municípios da Ribeira Lima) de uma verba superior a 1,6 milhões de euros com comparticipação FEDER de 75% para desenvolvimento de ações ambientais com fins turísticos.”, deu nota a autarquia barquense.

O Município de Ponte da Barca, que detém 30km de ligação ao Rio Lima, de Lindoso a Lavradas, é um dos beneficiários desta candidatura elaborada conjuntamente com os Municípios portugueses da Ribeira Lima que integram a CIM do Alto Minho, e com os parceiros espanhóis da Diputación Provincial de Ourense, com a Confederación Hidrográfica del Miño-Sil e a Dirección Xeral de Patrimonio Natural – Xunta de Galicia.

A realização deste projeto visa “a promoção da visitação e fruição das margens do rio Lima, nas vertentes natural, patrimonial e cultural, explorando o rio enquanto elemento transfronteiriço e de ligação entre as localidades de fronteira.”, explicou ainda a autarquia barquense.

A participação nesta rede de valorização e promoção dos valores transfronteiriços, patrocinada pela presente candidatura torna-se “crucial para o sucesso desta iniciativa que vai potenciar a diversificação do turismo no território da Galiza e do Alto Minho, através de investimentos considerados reprodutivos e focados no impulso turístico da nossa região.”, pode ainda ler-se em comunicado.

Categorias: Noticias