Realizou-se no passado dia 11 de junho, no Cine Teatro João Verde, em Monção, a sessão de anúncio dos resultados e entrega dos prémios do concurso escolar “Segredos do Alto Minho”, que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promoveu no ano letivo 2018/2019.

A turma 12.º D do Curso Profissional de Técnico de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca enviou a concurso quatro vídeos desenvolvidos em grupos de trabalho na disciplina de Design de Comunicação e Audiovisuais, sob a responsabilidade do professor José Félix. O trabalho “Nossa Senhora da Pegadinha” da autoria dos alunos Thatielly Gomes, Lorena Abreu, Lucas Fernandes e Luísa Braga (baseado no livro do professor Luís Arezes) arrecadou o 1.º Prémio da modalidade vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=EOlvuV5b1hc.

Este concurso foi promovido no âmbito das ações do projeto “+REDE” – Coordenação, Dinamização, Acompanhamento e Monitorização Transversal”, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE “Alto Minho – School 4All,” cofinanciado pelo Norte 2020 / Fundo Social Europeu, e teve como objetivo promover o espírito criativo e inovador no território do Alto Minho, através da realização de projetos no âmbito das várias formas de expressão artística: ilustração (pintura ou desenho), criação literária e vídeo.

No total, foram rececionados 36 trabalhos de 11 estabelecimentos educativos públicos e privados dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional do Alto Minho.

A temática do concurso incidiu sobre um segredo ou uma curiosidade de um dos concelhos do Alto Minho e/ou globalmente do território, que pudesse estar relacionado, por exemplo, com a arquitetura exterior ou interior de edifícios (património arquitetónico), a paisagem, fauna ou flora (património natural), costumes ou tradições, personalidades ou factos históricos, e gastronomia. Nesta sessão, foram anunciados os melhores classificados em cada uma das categorias.

A seleção dos trabalhos vencedores foi realizada por um júri independente, constituído por elementos com reconhecido mérito ou experiência empírica nas várias formas de expressão artística que integraram o concurso, nomeadamente, Álvaro Campelo, docente da Universidade Fernando Pessoa e vice-presidente do Centro Cultural do Alto Minho; Ricardo Rodrigues, designer e CEO da Blisq Creative, Brand Strategy Agency; e Francisco Trabulo, docente da Escola Superior de Educação, na área artística, e em representação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

 

 

Categorias: Noticias