O Aguião Vinhão 2021 venceu o Grande Prémio Vinhão no Festival de Enoturismo de Arcos de Valdevez. Com produção de Simão Pedro Vasconcelos Bacelar de Aguiã, o vinho teve como enólogo responsável João Garrido.

A distinção foi entregue este sábado à tarde no decorrer da 5ª edição do Festivinhão, que acontece até domingo no Jardim dos Centenários.

Foram ainda entregues os prémios dos Vinhos de Arcos de Valdevez nas categorias de Tinto do Ano, Rosado do Ano, Espumante do Ano e Verde do Ano e os Vinhos do Ano, também nas distinções de Verde Tinto, Espumante de Vinho Verde Tinto, Vinho Verde Rosado e Espumante de Vinho Verde Branco.

Para além de Simão Pedro Vasconcelos Bacelar de Aguiã, que conseguiu 4 prémios, também a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez foi distinguida em 3 categorias. Os restantes prémios foram atribuídos aos produtores Domingos Campos Dias, Abrigueiros Produções Agrícolas SA e Casa da Tojeira.

À margem da cerimónia foi assinado e formalizado o protocolo entre o município e a Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez, no valor de 80 mil euros, para apoiar a realização do Festivinhão e de outras atividades de promoção vínica no concelho.

O autarca João Manuel Esteves destacou a qualidade dos vinhos produzidos no município e a importância do evento que “esgotou a capacidade de alojamento”.

O edil adiantou ainda que, este ano, os produtores arcuenses estão já perto de 1 milhão de garrafas.

O Festivinhão vai já na quinta edição e, além da distinção dos melhores vinhos, o programa contou com a eleição da Rainha das Vindimas, um seminário sobre a Cooperação e Coopetição no Vale do Lima, um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, e animação musical a cargo de Bernardo Antunes (tarde) e Ana Lains (noite).

Domingo, o último dia do evento, o festival abre ao público pelas 11h e, às 16h30, está previsto um concerto de Carlos Alberto Moniz com um repertório para toda a família.

Festivinhão 2022 – Vencedores

Grande Prémio Vinhão – Aguião Vinhão 2021 – Produtor: Simão Pedro Vasconcelos Bacelar de Aguiã – Enólogo: João Garrido

Vinhos de Arcos de Valdevez

Tinto do Ano – Aguião Vinhão 2021 – Produtor: Simão Pedro Vasconcelos Bacelar de Aguiã – Enólogo: João Garrido

Rosado do Ano – Aguião Rosado 2021 – Produtor: Simão Pedro Vasconcelos Bacelar de Aguiã – Enólogo: João Garrido

Espumante do Ano – Casa dos Borralhas Espumante Branco Bruto – Produtor: Domingos Campos Dias – Enólogo – Jorge Sousa Pinto

Branco do Ano – Casa da Senra – Produtor: Abrigueiros Produções Agrícolas, SA – Enólogo – António Sousa

Vinhos do Ano

Verde Tinto do Ano – Tojeira Premium, Tinto 2021 – Casa da Tojeira Lda – Enólogo: Filipe Ribeiro e Nuno Grosso

Espumante de Vinho Verde Tinto do Ano – Vez Espumante Vinhão Extra Bruto – Produtor: Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez – Enólogo: José Antas Oliveira –

Vinho Verde Rosado do Ano – Aguião Rosado 2021 – Produtor: Simão Pedro Vasconcelos Bacelar de Aguiã – Enólogo: João Garrido

Espumante de Vinho Verde Branco do Ano – Espumante Vez Loureiro Bruto – Produtor: Produtor: Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez – Enólogo: José Antas Oliveira

Vinho Verde do Ano – Adega de Ponte da Barca, Loureiro Alvarinho Premium 2021 – Produtor: Produtor: Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez – Enólogo: José Antas Oliveira

Categorias: Noticias