Os Paços do Concelho, em Ponte da Barca, vão acolher a exposição “50 anos de Abril”, que “promete transportar os visitantes às primeiras eleições livres do país com recurso a uma variedade de materiais político-partidários, como cartazes e outros artefactos, utilizados durante as eleições que marcaram o início da democracia em Portugal”.

Em comunicado, a autarquia explica que a mostra surge no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, e “dá o mote” ao arranque das celebrações “que vão decorrer ao longo de todo o ano, e das quais vão fazer parte ainda conferências com personalidades da atualidade e concertos de músicas de intervenção”.

Citado na nota, o autarca Augusto Marinho sublinha que o executivo quer que “as gerações mais jovens compreendam a importância do 25 de abril e como as primeiras eleições livres moldaram o País que conhecemos hoje”.

Para o executivo barquense, a exposição é “uma oportunidade para revisitar a história democrática de Portugal e homenagear aqueles que lutaram por liberdade e justiça há meio século”.

A mostra será inaugurada no próximo dia 15 de janeiro, pelas 16h, e pode ser vista até dia 2 de fevereiro.

Categorias: Noticias