As piscinas municipais de Ponte da Barca vão reabrir no dia 1 de Julho. O anúncio foi feito pela autarquia que aproveitou também para dar nota do reforço de segurança na praia fluvial.

Em comunicado, o executivo informa que a praia vai funcionar das 10h às 19h, com grades a delimitar o espaço, bóias a sinalizar os limites na água e a lotação máxima será de 200 banhistas.

Para além destas medidas, há ainda um reforço na proteção com dois nadadores salvadores e dois vigilantes permanentes responsáveis por garantir as taxas de ocupação e a distância segura entre os utilizadores.

Na mesma nota, o município afirma que “após análise laboratorial da água da praia fluvial levada a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)” a qualidade “é boa para banhos” e acrescenta que esta classificação resulta “da adoção de várias medidas por parte da autarquia ao longo do ano de 2019 para superar as avaliações negativas de 2018, tal como a abertura de canais de entrada e saída da água para reforçar a renovação da água no interior da piscina natural, a limpeza do fundo da referida piscina, e o reforço da fiscalização de descargas clandestinas”.

O município e a APA “desaconselham os banhos fora da zona de praia fluvial, não pela qualidade da água, mas pelos riscos inerentes à falta de vigilância nos locais”.

A época balnear arrancou sábado, dia 13 de junho, e obriga a novas regras para conter a propagação do novo coronavírus.

Categorias: Noticias