A 1ª fase de recuperação dos socalcos de Sistelo, após o aluimento de terras em junho, deve começar em breve sendo que “na próxima semana será lançado o concurso para a realização da primeira fase da intervenção”.

A informação foi confirmada à Barca Fm por fonte do município arcuense.

O valor global da empreitada é superior a 1,4 milhões de euros e deve ser totalmente financiada por fundos europeus, através de uma candidatura do município ao programa REACT – UN 2021, na sequência de um protocolo assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A empreitada de recuperação dos socalcos vai ser realizada em duas fases. A primeira prevê a recuperação da linha de água com a colocação de drenagem de águas. A segunda passa pela reconstituição da paisagem destruída devido ao aluimento.

Recorde-se que, em junho, um aluimento de terras, no Lugar da Igreja, na freguesia de Sistelo abriu uma cratera com cerca de 100 metros de extensão, 12 metros de largura e perto de 6 metros de profundidade.

Na altura, 31 pessoas, entre moradores e turistas, foram retiradas por precaução.

A freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, é classificada como monumento nacional e é conhecida como o pequeno Tibete português.

Categorias: Noticias