Foi hoje apresentado o programa da Romaria de São Bartolomeu, que como habitualmente se realiza de 19 a 24 de Agosto em Ponte da Barca. Depois de ano passado, David Carreira, ter sido o cabeça de cartaz da romaria, este ano, o destaque vai para o seu irmão mais velho, Mickael Carreira. Além do habitual, como as rusgas populares, o cortejo etnográfico, entre outros, que habitualmente trazem milhares de pessoas a Ponte da Barca.

O autarca Vassalo Abreu, em declarações à comunicação social, adiantou que as expectativas é que Ponte da Barca “seja inundada de gente, de todo o país, pois quem vem uma vez vem sempre”. Apontou ainda algumas razões porque considera esta “como a romaria mais genuína” do Alto Minho, pois ao contrário de outras, esta Romaria, não foi nem vai ser transformada numa queima das fitas. O autarca salientou ainda a forte presença do folclore durante os vários dias de romaria.

Por seu turno, Adolfo Ferreira, presidente da Comissão de Festas, salientou a opção que o cartaz “tivesse todas as rainhas das vindimas de Ponte da Barca” e afirmou ainda que este ano é o fim de um ciclo para ele, pois por razões pessoais, não “irá continuar neste cargo”, que ocupou durante 12 anos. Assumiu ainda que o orçamento é na ordem dos 210 mil euros, mas que contam gastar menos do que isso.

Também a vereadora da cultura, Sílvia Torres, destacou alguns dos pontos do programa como a tentativa de entrar para o Guiness, com o maior número de pessoas a dançar o vira minhoto em conjunto, iniciativa que irá acontecer no dia 20 às 16 horas e serão precisas mais de 550 pessoas para quebrar esse record. A vereadora, salientou ainda o projecto “Ó Meu S. Bartolomeu”, que será apresentado no dia 19 e pretende promover, preservar e perpeptuar a memória e o património desta romaria.

Categorias: Noticias